O ecocardiograma transesofágico é um tipo de ecocardiograma semi invasivo, em que uma sonda é introduzida no esôfago através da cavidade oral, precedido de anestesia local e sedação, com a finalidade de observar, com detalhes, a região posterior do coração. Especialmente indicado para avaliação de valvas, pesquisa de trombos, na avaliação antes de ablações de fibrilação atrial e defeitos do septo interatrial. O exame é fundamental na pré-avaliação dos paciente portadores de comunicação interatrial, antes dos procedientos de ablação de fibrilação atrial, antes da cardioversão elétrica e candidatos para implante de valvas pelo cateterismo.
O ecocardiograma é um exame realizado por médicos especializados com objetivo de obter informações sobre anatomia, tamanho, funcionamento do músculo do coração e das suas válvulas. Também permite fazer diagnósticos de praticamente todas as doenças do coração. O exame é extremamente importante no acompanhamento evolutivo das doenças cardíacas, assim como para avaliar as respostas aos tratamentos implementados. Atualmente tem sido uma ferramenta importante no acompanhamento de pacientes em tratamento de quimioterapia. É um exame fundamental na avaliação cardiovascular.
Permite ao médico analisar a anatomia (incluindo a presença de placas de gordura na parede dos vasos) e o comportamento do fluxo sanguíneo. Esse estudo também é utilizado como forma de rastreamento e estratificação dos pacientes quanto ao risco cardiovascular.
O eletrocardiograma, ou ECG, é um dos exames realizados para a avaliação da saúde cardiovascular. Apesar de ser o exame mais antigo na avaliação do coração, permite identificar alterações relacionadas ao ritmo, funcionamento do sistema elétrico do coração, defeitos congênitos da anatomia e da parte elétrica. Até hoje, é extremamente fundamental no diagnóstico de infarto agudo do coração, angina e arritmias cardíacas. O exame avalia efeitos da hipertensão arterial sistêmica e da hipertensão pulmonar e também permite avaliar o funcionamento do marca-passo.
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (mapa) é um exame que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante o sono. O exame é fundamental no diagnóstico de hipertensão do jaleco branco e da falsa hipertensão (mascarada). Também é importante no acompanhamento da resposta ao tratamento da hipertensão e na hipertensão durante o sono.
O Holter 24h é um dos principais exames que auxiliam no diagnóstico, controle e tratamento das arritmias cardíacas presentes em todas as doenças do coração. É um tipo de eletrocardiograma que registra as atividades do coração durante um dia inteiro. Esse período de tempo mais alargado serve para avaliar arritmias que ocorrem ocasionalmente, as famosas “palpitações”. O exame também permite diagnosticar doenças que se desenvolvem de maneira silenciosa, como isquemia e arritmias que por muitas vezes podem ser fatais. O exame é fundamental na pesquisa de causa de acidente vascular cerebral (AVC) e síncope (desmaios).
O ultrassom Doppler venoso de membros inferiores (MMII) avalia as veias que drenam o sangue das pernas. Dessa forma podemos estudar como está a saúde das veias. É o exame de escolha para o diagnóstico da trombose venosa profunda, tromboflebites e para estudar as varizes para programar a estratégia de tratamento das mesmas.
É um exame não invasivo que utiliza as técnicas de ultrassonografia e o Doppler colorido para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo das veias do membro superior. Com esse exame podemos avaliar com maior precisão a situação da sua circulação, identificando a presença de trombos.